#ficaadica : Músicas em espanhol



Há cerca de uma semana, li o artigo "Precisamos hablar sobre música em espanhol".
Cheguei a pensar em comentar no post - e até, de fato, comecei a escrever o comentário, mas achei melhor dedicar um post a esse tema...

Após um longo tempo sem novas postagens (e aproveitando o meu tempo de recuperação de uma pequena cirurgia [sisos, sisos...]), decidi que era a hora de tirar esse post dos meus planos e colocá-lo na ativa.

Então, aqui vai...

Concordo com o autor quando ele diz que a própria imprensa acaba "boicotando" de certa forma a entrada de vários artistas que cantam em espanhol no mercado nacional. Não sei por qual razão isso acontece, mas, de fato, acontece. Também concordo com vários comentários que li que diziam que o próprio site que publicava esse artigo pouco divulgava dos artistas que cantam em espanhol diferentes dos que estamos acostumados (Shakira, Jennifer Lopez, Ricky Martin, etc...)...

Eu entendo que, um pouco desse "bloqueio", é a resistência natural que temos a músicas em espanhol e o amor que costumamos ter por músicas em inglês. Com isso, é bem natural que as rádios executem mais músicas em inglês que em espanhol, além das brasileiras (porque, afinal, estamos no Brasil!).

Eu mesma, no passado, tive meus momentos que não gostava de músicas em espanhol... Confesso que aprendi a gostar de músicas em espanhol com RBD, Diego Gonzalez, Belinda e The Cheetah Girls 2, ainda na minha adolescência.

Depois de alguns anos, finalizei um curso de espanhol (no início, meio por obrigação; depois, por vontade própria) e reaprendi a encontrar a beleza por trás desse idioma - e a buscar artistas que cantassem em espanhol.

Nessas buscas, logo de início, encontrei Reik (Mexicali, México), Álex Ubago (Vitoria-Gasteiz, Espanha) e RaFaGa (Argentina).



Desde meus tempos de fã da novela Rebelde (que terminaram pouco depois que a novela acabou, pra ser sincera), já tinha começado a gostar do ritmo de Cumbia. É meio brega, eu sei, mas contagia - não tem jeito. Então, quando conheci a RaFaGa, não tinha como não ouvir. Pelo que sei, eles tem mais de 20 anos de carreira e fazem bastante sucesso na Argentina.


Já o Álex Ubago, assim como o Reik, conheci por acaso... Tanto o Álex quanto o Reik fazem um som mais pro Pop-Rock. Tanto o Reik quando o Álex Ubago têm pronúncias e estilos diferentes, mas tenho muitas músicas dos dois como minhas preferidas (provavelmente, tenho o CD "Mentiras Sinceras" do Álex [quase] inteiro nessa lista - mas isso não vem ao caso! hahah). Ah sim! E tem um "plus" quanto ao Reik: eles vieram para o Brasil, apenas para divulgação em 2012 (quando eu ainda não os conhecia) e chegaram inclusive a gravar algumas músicas em português!




Desde então, passei a amar ouvir músicas em espanhol e tenho buscado constantemente conhecer novos artistas. É triste o fato de que a minoria deles virá fazer show aqui e que a imprensa provavelmente nem falará deles, mas....

Comentando sobre outros artistas que tenho adicionado nas minhas playlists (e que cantam em espanhol), temos gente muito boa, com músicas super legais e que praticamente são esquecidas e/ou desconhecidas por aqui... Segue uma lista com alguns que me lembrei de cabeça (em ordem alfabética):

1. Álvaro Soler (Barcelona, Espanha) - Pop

Esse é um dos que mais gosto de ouvir. A voz dele, a pronúncia, o estilo de música... Tudo me contagia. O mais curioso é que ele é filho de pai alemão e mãe espanhola, já morou no Japão e seu CD chegou primeiro na Itália e na Suíça, devido ao êxito do seu single nesses países (antes mesmo de ser lançado na Espanha - acredite se quiser!)



2. Diego Boneta (Cidade do México, México) - Pop

Comecei a ouvir o Diego Boneta ainda como Diego Gonzaléz, na época de Rebelde (uns 10/11 anos atrás?)... Sempre gostei da voz dele, do estilo de música... Caso tenha preconceito com o fato dele ter vindo da novela Rebelde, reveja seus preconceitos. Dê uma chance.



3. Evan Craft (Califórnia, EUA) - Gospel

Ok, o Evan não nasceu em um país que tenha o espanhol como primeira língua, mas esse foi o idioma que ele escolheu cantar. Conheci esse cantor quando fui buscar artistas cristãos que cantassem em espanhol e gostei muito de suas versões e de suas canções originais. Um "plus": ele tem uma música com o Carlos PenaVega (ou Carlos Pena, ex-Big Time Rush, que é casado com a Alexa Vega, ex-Pequenos Espiões).


4. Jota Esse (Paraná, Argentina) - Pop

Esse cantor eu conheci graças às sugestões do Spotify, mas não sabia nada sobre ele até procurar para fazer esse post. Acabei descobrindo que ele também é Youtuber e ator.


5. Maluma (Medellín, Colômbia) - Reggaeton

Vi um vídeo de alguma criança cantando, se eu não me engano, em português, no The Voice Kids da Colômbia e um certo jurado me chamou a atenção. Nas minhas buscas, descobri que o nome dele era Maluma e fui atrás de ouvir suas músicas. E então, passei a ouví-lo. As batidas das músicas são muito boas!
Depois que comecei a ouví-lo, vi que saíram alguns artigos mencionando o rapaz: "Em Miami, Anitta curte noite ao lado do cantor colombiano Maluma" e "Conhece Maluma, colombiano apontado como affair de Anitta?" - ou seja, fofocas apenas.
Lucas Lucco já havia gravado música para seu DVD com ele antes de eu começar a ouvir as músicas do Maluma. [vídeo]


6. Pablo Lopez (Málaga, Espanha) - Pop

Conheci o Pablo Lopez, por acaso, através dos vídeos que o Youtube mostra na coluna direita da tela, após ver algum vídeos do Álex Ubago ou do Reik, quando ainda estava no início do curso de espanhol. A voz delicada, o estilo de suas músicas e seu sotaque (sim, confesso, desde que passei a perceber as diferenças no sotaque das pessoas que falam espanhol, virei fã de sotaques diferentes!) me conquistaram.
#FicaADica : Se gosta de Juanes, tem uma parceria legal dos dois: "Tu enemigo".


7. Pacto de Gracia (Maracaibo, Venezuela) - Hip Hop / Rap / Gospel

Mais uma banda interessante que encontrei quando buscava por artistas que cantassem em espanhol. É bem interessante!


8. #TocoParaVos (Montevidéu, Uruguai) - Cumbia

Essa foi uma das surpresas boas que conheci por causa das indicações do Spotify. É cumbia, como o RaFaGa, mas com uma pegada mais interessante. Eu indico!



Então, ficam minhas dicas de artistas bons com músicas legais em espanhol...  =)


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

up