Copa do Mundo 2014 - Minhas Impressões


Essa Copa de 2014 foi a que eu pude viver mais intensamente, ainda que, infelizmente, não tenha conseguido ir a algum estádio ou estado perto de alguma Seleção - não fui sorteada pros jogos em SP e não tinha como ir pra outro estado.
Foto encontrada no Google. Brasil x Croácia, em 12.jun.2014, na Arena Corinthians.
Acompanhei a quase todos os jogos - seja assistindo na TV, ouvindo enquanto trabalhava, deixando gravando na TV pra assistir depois ou perguntando pra amigos que ouviam aos jogos.
Colecionei o álbum de figurinhas e, pela primeira vez, completei um álbum - não, não comprei o "pack" de atualização e nem sei se vou comprar.
Assisti a todos os jogos do Brasil e da Alemanha (confesso que só consegui ouvir os jogos da Alemanha que foram às 13h em dias de semana e ocorreram antes do jogo contra a França). Assim como assisti (ou ouvi) a todos os jogos da Suíça e da Bélgica, Seleções que ficaram pelo caminho...
Shaqiri comemorando a vitória da Suíça depois do seu Hat-Trick em um dos jogos.
Suíça comemora depois da virada sobre o Equador, em seu primeiro jogo da Copa do Mundo 2014.
Independentemente de ter acontecido no Brasil, é a Copa que mais vou ter lembranças... Infelizmente, quase não assisti aos jogos da Copa de 2010, porque eles aconteciam bem na hora que trabalhava e eu trabalhava em alguns fins de semana. Dessa vez, a empresa e o projeto no qual estou deram uma certa flexibilidade. Os dois primeiros jogos do Brasil, assisti com amigas. Os outros, com a família. Talvez por isso que a Copa de 2014 se tornou tão especial pra mim.

Vi muito choro, muita emoção.
Choro durante o hino brasileiro.
Paulinho consolando Thiago Silva, que chorava muito antes dos pênaltis contra o Chile.

Vi torcedores que recolhiam a sujeira feita pelos outros nos estádios e vi torcedores ajudando a limpar as praias. Vi cenas que me deram esperança de um futuro melhor...
Bresciano, da Austrália, numa das cenas mais lindas da Copa 2014.
Num jogo, o David Luiz consola um jogador rival (James Rodríguez)...
... No outro, é consolado por seu rival (Schweinsteiger).
... Mas também vi cenas de brigas, comportamentos infantis dentro e fora dos campos. Até quando isso vai acontecer?
A mordida de Suárez em Chiellini, num Uruguai x Itália, na terceira rodada da Copa.
Também sofri com o Brasil, mas sofri muito mais com a Alemanha. Principalmente contra Gana, Argélia e Argentina. Que joguinhos mais difíceis, viu?
O 7x1 que a Alemanha aplicou no Brasil foi tão memorável pra mim quanto o 8x0 que a Alemanha aplicou na Arábia Saudita em 2002.
Alemanha e Brasil depois do 7x1.
Foi também tão incrível ver jogadores que eu gosto tanto espalhados pelas Seleções que disputaram a Copa. Pra listar apenas alguns: Agüero da Argentina, Kompany, Januzaj, De Bruyne (e outros) da Bélgica, David Luiz, Dante e Luiz Gustavo do Brasil, Shaqiri, Xhaka e Schär da Suíça, Van Persie e Robben da Holanda, Dzeko da Bósnia, e por aí vai...
Conheci vários outros jogadores na Copa  e virei fã de vários deles.

Vi Seleções favoritas caírem na primeira fase e Seleções se tornarem as zebras da competição. Vi Seleções que estavam longe de ser favoritas mostrando muito mais garra e coragem que várias Seleções tidas como favoritas.
Costa Rica, uma das surpresas da competição.
Colômbia vencendo e convencendo mesmo sem Falcao García, que era tido como a principal estrela.
E, o melhor de tudo, ainda vi minha Alemanha ser Tetra em cima da Argentina no Brasil, mesmo com vários contratempos pelo caminho (lesão do Reus pré-Copa, lesão do Mustafi na Copa, pequenas lesões em Boateng, Khedira e Hummels, gripe, Kramer saindo desorientado na final,...). Tenho muito orgulho da vitória deles e da campanha que fizeram. Desde o início, a Alemanha foi a Seleção "tradicional" que teve mais estabilidade, mesmo diante dos problemas. Esse é o motivo que mais importa entre todos. Vou sempre ter orgulho de dizer que a Alemanha (minha Seleção!) foi campeã no meu país (Brasil!) com uma trajetória muito boa, apesar de todas as adversidades, e ainda trouxe muitas alegrias para todos os apaixonados pelo bom futebol. Essa vitória só coroa um campeonato incrível (o alemão, é claro), com uma bela estrutura e que tem sido berço de grandes jogadores.
Como alguém havia dito em uma das tantas reportagens que li sobre a Alemanha durante a Copa 2014: "Os ingleses inventaram o futebol, os brasileiros aperfeiçoaram e os alemães reescreveram".


obs.: Todas as imagens foram encontradas no site da FIFA ou no Google.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

up