Brasil x Alemanha [Copa do Mundo 2014]


Essa era a final dos meus sonhos pra Copa do Mundo no Brasil: Brasil x Alemanha e, mesmo que eu goste mais da Seleção Alemã, ficaria feliz com quem saísse vitorioso no confronto.
Infelizmente, essa disputa acabou ocorrendo antes do que esperava (antes dos sorteios e chaveamentos), na Semi-Final.


No dia do jogo, uma sinusite me pegou de jeito. Então, não sei se foi por isso ou se foi porque, internamente eu queria mesmo que a Alemanha vencesse (vitória simples) e não acreditava tanto nesse Seleção Brasileira ou ainda porque assisti ao jogo na FoxSports2 (narrado pelo Paulo Bonfá e comentado pela Marilia Ruiz), mas não senti nenhum susto. Dias depois, confesso, ainda estou meio incrédula com tamanha superioridade de Seleção Alemã diante de uma frágil Seleção Brasileira.

Eu imaginei que a Seleção Brasileira e a Alemã lutariam até o fim, com muito suor e garra, e uma delas sairia campeã no tempo normal. Doce ilusão a minha...

Assim como o Paulo Bonfá e a Marilia Ruiz frisaram na narração do FoxSports2, parecia um time de adultos jogando contra um time de criança. Sim, a situação estava tão complicada para o Brasil, que a Seleção Brasileira parecia um time amador contra um time profissional mais forte.

Aos 11m, saiu o primeiro gol. A Alemanha foi bater o escanteio e Müller, incrivelmente, estava sozinho, sem marcação. Gol da Alemanha. O 5º de Müller na Copa 2014, um atrás do colombiano James Rodríguez.
A jogada do segundo gol, aos 23m, foi toda estranha. Kroos falhou pra dominar a bola, mas os brasileiros falharam em deixá-lo sozinho. Assim como as marcações em Müller, que deu o passe pro gol, e de Klose, autor do gol. Julio César não falhou, mas também não acertou. Ele espalmou a bola ao invés de segurá-la. Klose, camisa 9 que é, não perdeu a oportunidade. Gol. Esse era o gol que faltava para superar o Ronaldo como o maior artilheiro das Copas.
Aos 24m, mais falha na marcação e mais espaço. A bola sobra para Kroos que, de fora da área, arrisca. Mais um gol pra Alemanha. Esse foi o primeiro gol dele na Copa 2014.
Aos 26m, com apenas Dante, David Luiz, Luiz Gustavo e Fernandinho no campo de defesa (cadê os laterais e o resto do time que esqueceu de voltar pra marcar?) contra Khedira, Kroos, Klose e mais um jogador alemão, Fernandinho perde a bola, bem próximo à zaga brasileira. Kroos, inteligente como sempre, acredita e consegue dominar a bola. Fez tabela com Khedira, que, percebendo que o Julio César tinha caído aos seus pés e tinha Dante e Fernandinho marcando aquela área do gol, passou para Kroos, que estava, incrivelmente, livre. Gol.
Mats Hummels, mais uma vez se destaca, dominando a bola perto da linha central do campo e avançando pelo campo de ataque, numa jogada que lembrava mais a de um meio-campista. Ele se desvencilhou bem da marcação e passou a bola para o Khedira, que fez tabela com Özil e recebeu novamente a bola para mandar para o gol. 29m de jogo e Alemanha 5 x 0 Brasil.
Em mais uma jogada ensaiada que foi feita em cima de uma defesa vazada, surgiu o sexto gol da Alemanha. Schürrle marcou aos 69m de jogo.
10m depois, Schürrle marcou mais um gol. Um golaço, na minha opinião. Draxler, Özil, Müller e Schürrle contra apenas 4 jogadores tentando fazer a defesa do Brasil. Muito espaço livre para quem sabe jogar.
Parece que, quando começou a chegar mais perto do fim, a Seleção Brasileira começou a tentar mais, a arriscar mais. E foi nesse momento que saíram os dois melhores lances da Seleção Brasileira:
            Aos 89m, numa boa jogada de Marcelo e Willian, a bola chega para Oscar, que chuta pra fora.
            Aos 90m, Marcelo, com velocidade, passa a bola para Oscar, que aproveita o fato da Seleção Alemã estar adiantada e ter só Boateng e o próprio Neuer pra fazer a marcação. Neuer estava voltando pro gol e Boateng se esforçou pra fazer a marcação, mas não deu. Gol do Brasil. O gol de honra.
E logo acabou a partida.

Existia um vídeo bom no YouTube, simulando os gols do jogo sem a Seleção Brasileira, mas a FIFA, infelizmente, mandou retirar do ar. Uma pena. O vídeo era realmente engraçado.

Essa goleada me lembrou de duas goleadas que assisti e foram mais marcantes...

  1. Manchester United x Arsenal, em 2011, válida pela Premier League. Manchester United, na época bem forte, jogou contra o Arsenal que enfrentava uma fase difícil e massacrou. O placar final foi Manchester United 8x2 Arsenal.
  2. Alemanha 8x0 Arábia Saudita, válida pela Copa do Mundo de 2002, que é o primeiro grande jogo da Alemanha que eu me lembro. Nesse link, é possível encontrar mais informações sobre essa partida.

Sinceramente, achei que os únicos jogadores que tentaram fazer algo em campo, ainda que nem sempre tenham sido bem sucedidos, foram o Dante, David Luiz, Luiz Gustavo e Maicon (esse último, sem a mesma velocidade de 4 anos atrás) - e depois Paulinho e Willian, quando entraram.

Mas, como todos os críticos têm falado por aí, espero que essa derrota mostre que temos que mudar nossa estrutura e gestão de futebol, tornar nosso campeonato mais saudável e competitivo, nos espelharmos no futebol alemão. Me lembro de duas matérias que li sobre isso e que acho que são válidas:

  1. Alemanha, país do futebol [Super Interessante]
  2. Do fracasso à glórias: o que o futebol alemão pode ensinar aos brasileiros [GloboEsporte.com]


Dados os fatos e sem me estender muito, assim como fiz com a atitude do David Luiz com o James Rodríguez, quero valorizar o gesto bonito de alguns jogadores alemães:

Imagens encontradas no Google. 
Alguns dos jogadores são companheiros de equipe, outros não. Mas, independentemente de qualquer coisa, se mostraram humanos num momento difícil para os oponentes e os consolaram. Mostraram muito respeito e muita liderança. Mostraram que têm alma de campeão e que sabem reconhecer os rivais, mesmo que tenha tido um dia ruim.

Além disso, Podoslki fez um texto lindíssimo e postou no Twitter e Özil fez uma declaração para o Brasil no Twitter. O Facebook da DFB também postou um texto bacana.

E é por todas essas atitudes (e por várias atitudes bonitas que eles já tinham antes e outras tantas que tiveram no Brasil), que eu amo cada vez mais a Seleção Alemã.

Esse jogo ainda quebrou vários recordes:
Imagem retirada de /CuriosidadesDoFutebol

[+] Um link com a visão do Mertesacker sobre o jogo.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

up