2013 - Ano do Bayern!



Em dezembro do ano passado, eu fiz um post com o título "2012 - Ano do Corinthians?" e listei todos os motivos que me convenciam de que 2012 havia sido sim o ano do Corinthians.
Seguindo a mesma lógica, tenho orgulho de afirmar que 2013 foi o ano do Bayern de Munique (ou Bayern München, como eu prefiro, ou Bayern Munich).
O Bayern, até onde sei, não conquistou nenhum título inédito e também não estou afirmando isso porque o Bayern foi Campeão do Mundo, mas, sim, porque o Bayern ganhou (quase) todos os campeonatos que disputou na temporada 2012/2013 (todos os títulos foram conquistados em 2013).
O Bayern conquistou a Bundesliga e a Copa da Alemanha (os dois campeonatos nacionais), a Champions' League (campeonato europeu), a Supercopa da UEFA (campeão da Champions' contra o campeão da Europa League [Chelsea, nesse caso]) e o Mundial de Clubes FIFA. O único campeonato que não venceu foi a Supercopa da Alemanha, contra o segundo colocado na Bundesliga, o Borussia Dortmund.


Lembro-me que, em julho, fiquei apreensiva com a saída do Jupp Heynckes e a chegada do Guardiola. Desde a época que o Guardiola era técnico (ou manager, como eles costumam chamar lá fora) do Barcelona, sou fã da forma que monta e motiva os times (junto com o Tite, o Ferguson e o Klopp, faz parte dos meus 'managers' favoritos). Mas fiquei apreensiva pois o Bayern estava jogando bem e jogando bem diferente do estilo 'Barcelona' e eu sabia que o Pepe iria mudar a forma do Bayern jogar, fazendo mais passes curtos, mais toques, mais tempo de posse de bola e tudo o que já havia feito no Barcelona. Fiquei com medo que esse novo estilo demorasse para ser assimilado pelo time e que não se encaixasse no Bayern. Além disso, houve também uma mudança em parte do time - alguns jogadores saíram, outros chegaram; uns viraram titulares, outros viraram reservas. Mas hoje, digo com orgulho, que nenhuma dessas mudanças afetou o Bayern de forma negativa. Pelo contrário, tornaram o Bayern ainda mais competitivo e mais forte.

Se 2014 será novamente o ano do Bayern, só o destino dirá....

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

up